BRAZIL JEWELRY WEEK
BJW
JOALHEIROS SELECIONADOS:


Terceira edição BJW-2021 – espaço aberto para manifestações artísticas no campo da Joalheria Contemporânea com olhar atento nas diferentes visões sobre o imaginário colonial da cultura latino americana. Expressões que refletem a cultura latina em forma de arte.
Brasil Jewellery Week permite elaborar uma imagem na qual possamos representar e materializar nossa diversidade cultural, apresentando os diferentes conceitos que nos influenciam há mais de 500 anos.
Com arte, vamos materializar ideias e questionar o lado da linha em que vivemos. Vergonha cultural? Desprezo pelo índio ou mestiço? BJW quer mostrar; costumes, idiomas, origens e aspectos que nos fazem compreender ou não, o verdadeiro significado das hierarquias, da aculturação ou aculturação.
Estou certo de que os resultados constituirão uma amostra ousada e desafiadora das imposições colonizadoras de gerações opressoras. A ideologia eurocêntrica reivindica nossas origens e mostra, sem censura, as possibilidades e limitações de nossos ancestrais e de nosso presente.
Acredito que as construções das joias arte serão o reflexo da nossa diversidade atual - verdadeira amostra da importância da cultura indígena e da miscigenação dos povos. Vamos recuperar aquela velha autoestima perdida, submetida e negada. Vamos mostrar nossos processos criativos, nossos pontos de vista críticos, nossas materializações artísticas. Que nossos tesouros culturais, antes negados e esquecidos, sejam agora orgulho dos artistas joalheiros da América Latina."
EQUIPE JURADOS 3° EDIÇÃO:
"Somos indivíduos que operam dentro de um sistema que entende as possibilidades do presente, Sociedades que são produtos de um passado indígena e colonial, um passado rico em linguagens plásticas de origens diversas.
No BJW2021, a joalheria nos reúne como meio de expressão, para homenagear que somos corpos híbridos de mestiços e latinos, moléculas de uma construção coletiva em que a força, além das fronteiras físicas, está nas ideias e num pensamento que tem como ponto comum localização geografica."


"A prática da joalheria representa um verdadeiro desafio no nosso mundo contemporâneo: enquanto os nossos antepassados mais remotos ao se adornarem pela primeira vez demonstraram a sua humanidade e capacidade de simbolizar por meio de adereços corporais, o uso das joias hoje não é mais uma mera identificação de status social, mas sim uma ligação histórica profunda que lida com a beleza do mundo e evoca a consciência de que estamos vivos".