andres2.jpg
53526165-BDCD-44F8-8E22-0F07FC60089C.png

 REÚNE ANUALMENTE ARTISTAS JOALHEIROS PARA EXIBIR AO PÚBLICO SUAS CRIAÇÕES MAIS RECENTES NA JOALHERIA  CONTEMPORÂNEA, OBRAS DE ARTE VESTÍVEIS / WEARABLE ART. 

5E2793A4-22BB-4D78-BEB4-0E4EAD607B68.png

EQUIPE JURADOS 3° EDIÇÃO:

andres8.jpg
jorge_manilla11.jpg

Terceira edição BJW-2021 – espaço aberto para manifestações artísticas no campo da Joalheria Contemporânea com olhar atento nas diferentes visões sobre o imaginário colonial da cultura latino americana.  Expressões que refletem a cultura latina em forma de arte.

Brasil Jewellery Week permite elaborar uma imagem na qual possamos representar e materializar nossa diversidade cultural, apresentando os diferentes conceitos que nos influenciam há mais de 500 anos.

Com arte, vamos materializar ideias e questionar o lado da linha em que vivemos. Vergonha cultural? Desprezo pelo índio ou mestiço? BJW quer mostrar; costumes, idiomas, origens e aspectos que nos fazem compreender ou não, o verdadeiro significado das hierarquias, da aculturação ou aculturação.

Estou certo de que os resultados constituirão uma amostra ousada e desafiadora das imposições colonizadoras de gerações opressoras. A ideologia eurocêntrica reivindica nossas origens e mostra, sem censura, as possibilidades e limitações de nossos ancestrais e de nosso presente.

Acredito que as construções das joias arte serão o reflexo da nossa diversidade atual - verdadeira amostra da importância da cultura indígena e da miscigenação dos povos. Vamos recuperar aquela velha autoestima perdida, submetida e negada. Vamos mostrar nossos processos criativos, nossos pontos de vista críticos, nossas materializações artísticas. Que nossos tesouros culturais, antes negados e esquecidos, sejam agora orgulho dos artistas joalheiros da América Latina."

JORGE MANILLA

"Somos indivíduos que operam dentro de um sistema que entende as possibilidades do presente, Sociedades que são produtos de um passado indígena e colonial, um passado rico em linguagens plásticas de origens diversas.

No BJW2021, a joalheria nos reúne como meio de expressão, para homenagear que somos corpos híbridos de mestiços e latinos, moléculas de uma construção coletiva em que a força, além das fronteiras físicas, está nas ideias e num pensamento que tem como ponto comum localização geografica."

TITI BERRIO

renato-araujo-da-silva-20150411_0873.jpg
Titi-Berrio-2-scaled-oxqvxxnc1r8tcdwiuy3

"A prática da joalheria representa um verdadeiro desafio no nosso mundo contemporâneo: enquanto os nossos antepassados mais remotos ao se adornarem pela primeira vez demonstraram a sua humanidade e capacidade de simbolizar por meio de adereços corporais, o uso das joias hoje não é mais uma mera identificação de status social, mas sim uma ligação histórica profunda que lida com a beleza do mundo e evoca a consciência de que estamos vivos".

RENATO ARAÚJO

ASSINAR NOSSA NEWSLETTER

Obrigado pelo envio!