OPEN CALL

- QUARTA EDIÇÃO -
EVENTO FÍSICO E ONLINE 2022
01, 02, 03 e 04 de dezembro  de 2022.

Em breve divulgação do local

Brazil Jewelry Week - 4° edição do evento (2022)

- A HISTÓRIA QUE ME HABITA-

CORPO LIVRO 

CORPO LIVRE

Que história o corpo narra?

Como ele se expressa?

O que nele está escrito?

Como ele se descreve?

Corpo autoral, território de si: livre, liberado, marcado e materializado pelas ações que o constituem.

“A história que me habita" representa a identidade individual de cada artista joalheiro.

Identidade composta por diferentes atributos e características, elementos esses que se manifestam no processo de individualização. Individual, porém não único. Ou seja, o artista joalheiro carrega uma identidade que é em si mesma múltipla, devido à sua constante transformação ao longo da existência. A identidade individual influenciada por características biossociais específicas em cada indivíduo.

BRAZIL JEWELRY WEEK

4° EDIÇÃO

Brazil Jewelry Week - 4° edição  - 2022

- A HISTÓRIA QUE ME HABITA-

CORPO LIVRO 

CORPO LIVRE 

E93AEEC1-AE45-4DE7-8032-42FA7D3F701C.png

A quarta edição da Brazil Jewelry Week nos convida a revelarmos a história que habita cada um de nós, a identidade social e cultural da joalheria contemporânea latina. Como interagimos social e artisticamente dentro de uma mesma comunidade? Como nos comprometemos individualmente com essa transformação? A história que me habita oferece a possibilidade de trabalhar e expressar uma identidade em permanente construção e reconstrução, fruto de um diálogo constante ao longo da experiência.

A identidade cultural da joalheria latina contemporânea contém uma variedade de expressões humanas que sobreviveram por séculos, as quais preservam memórias e traços antigos. Porém, em sua evolução, adotam expressões que surgiram nos diferentes períodos históricos pelos quais passaram até alcançarem a contemporaneidade.

Joalheria contemporânea focada na interação constante com a diversidade cultural, na coexistência múltipla entre diferentes culturas, sem hierarquias, para um crescimento mútuo. 

Pelo meio da Brazil Jewelry Week, apresentamos uma abordagem mais analítica da percepção visual do corpo adornado. Considerando suas possibilidades, bem como suas nuances, durante o planejamento do evento, assim como o evento em si, buscamos cultivar o pensamento; apresentar as linguagens criadas a partir de experiências próprias e coletivas; expandir o campo da joalheria; promover o intercâmbio cultural; criar uma ponte entre entre o local e o global; romper fronteiras e padrões estéticos preestabelecidos. Em suma, visamos discutir e refletir sobre a identidade cultural na joalheria contemporânea latina.

OBJETIVOS

Durante o evento, diferentes abordagens serão promovidas, contribuindo para uma compreensão mais ampla da atividade artística da joalheria contemporânea no que se refere às diversas direções possíveis enquanto criadores, teóricos e público.

831EC945-3464-491C-944B-08444655EF89.png

- Simpósio BJW

Centrado em criar um diálogo cultural, nacional e internacional, a fim de debater temáticas relacionadas ao que compõe a joalheria contemporânea latina. Um espaço para interlocuções com diferentes setores – tais como arte, filosofia e antropologia – para aprofundar o alcance e o impacto no entendimento da identidade social ou cultural da joalheria contemporânea. 

Espaço Expositivo

Oito diferentes joalheiros nacionais e internacionais, convidados para criar uma exposição individual, uma experiência estética, apresentam seus projetos durante o evento.

8CC84324-3FA5-4E46-B0CC-3E5D64169D95.png
2AB0B9A8-BE40-468C-8DD0-34F6862D15C4.png

- Brazil Jewelry Week Feira  

Artistas joalheiros selecionados que exibem ao público suas produções mais recentes no campo joalheria contemporânea.

- Premiação

Diferentes prêmios são oferecidos aos joalheiros selecionados para participar da feira. Premiação Joya Barcelona, Brazil Jewelry Week, entre outros.

8620528C-626A-4B02-A266-A4B2A25DF5AA.png

Além de reunir e celebrar a joalheria contemporânea, a Brazil Jewelry Week possibilita reconhecer os joalheiros e intensificar o relacionamento deles com seus parceiros e com o consumidor, desenvolvendo, assim, novos mercados.

Esse relacionamento seguirá possível, e ainda mais próximo, nos formatos físico e digital estabelecidos para a Brazil Jewelry Week. Ao longo de quatro dias do evento, cada joalheiro selecionado poderá expor  joias na mesa  expografica  desenvolvida para a quarta edição. Já na plataforma online, cada joalheria terá sua própria página para expor até cinco peças em formato de galeria, junto com textos, fotos do artista, fotos dos processos, vídeos e imagens da série desenvolvida. Além disso, será possível, com certeza, estreitar o relacionamento com o público e com os espectadores. Lembrando que a plataforma on-line, diferentemente do evento físico, seguirá ativa durante um ano.

Joalheiros Feira:

Dentro da plataforma digital do evento, continuamos com um espaço especial dedicado às escolas, às galerias e aos coletivos, no qual estão presentes histórias, fotos, vídeos e contatos. A internet nos permite interagir com um número maior de pessoas, de maneira mais ágil e imediata, ampliando a diversidade e o alcance do conhecimento. 

Escolas, coletivos, grupos online: